fbpx

Livros

Plano de estudos para entender a esquerda

1 de fevereiro de 2021
Plano de estudos para entender a esquerda
Newsletter

Entre para a lista de emails e receba conteúdos com prioridade

Olavo de Carvalho, no texto Estudar antes de falar, oferece um plano de estudos definitivo, de duração aproximada de 4 a 5 anos, para compreender a esquerda em sua teoria, prática, o movimento revolucionário etc.

O plano é esse:

(1) Os clássicos do marxismo: Marx, Engels, Lênin, Stálin, Mao Dzedong.

(2) Os filósofos marxistas mais importantes: Lukács, Korsch, Gramsci, Adorno, Horkheimer, Marcuse, Lefebvre, Althusser.

(3) Main Currents of Marxism, de Leszek Kolakowski.

(4) Alguns bons livros de história e sociologia do movimento revolucionário em geral, como Fire in the Minds of Men, de James H. Billington, The Pursuit of the Millenium, de Norman Cohn, The New Science of Politics, de Eric Voegelin.

(5)  Bons livros sobre a história dos regimes comunistas, escritos desde um ponto de vista não-apologético.

(6)  Livros dos críticos mais célebres do marxismo, como Eugen von Böhm-Bawerk, Ludwig von Mises, Raymond Aron, Roger Scruton, Nicolai Berdiaev e tantos outros.

(7) Livros sobre estratégia e tática da tomada do poder pelos comunistas, sobre a atividade subterrânea do movimento comunista no Ocidente e principalmente sobre as “medidas ativas” (desinformação, agentes de influência), como os de Anatolyi Golitsyn, Christopher Andrew, John Earl Haynes, Ladislaw Bittman, Diana West.

(8)  Depoimentos, no maior número possível, de ex-agentes ou militantes comunistas que contam a sua experiência a serviço do movimento ou de governos comunistas, como Arthur Koestler, Ian Valtin, Ion Mihai Pacepa, Whittaker Chambers, David Horowitz.

(9) Depoimentos de alto valor sobre a condição humana nas sociedades socialistas, como os de Guillermo Cabrera Infante, Vladimir Bukovski, Nadiejda Mandelstam, Alexander Soljenítsin, Richard Wurmbrand.

Abaixo fazemos uma seleção de alguns desses livros, em preço promocional, para você começar a formar sua biblioteca de estudos do pensameento esquerdista, como o próprio Olavo diz também no texto, “não conheço, na direita ou na esquerda brasileiras, ninguém, absolutamente ninguém que o tenha cumprido”. É hora de pararmos de pensar apenas na hashtag do dia e nos voltarmos novamente para os estudos. Governos passam, o substrato cultural continua:

1:

2:

3:

4:

6:

7:

8:

9:

Os livros aqui selecionados não esgotam as possibilidades de leitura. No caso, por exemplo, de Lenin, Stalin, Mao, Marx, Engels e outros, seria adequado a leitura de sua obra completa. O que se busca oferecer aqui são os primeiros passos e o início da composição de uma biblioteca de estudos.

———–

Conheça os meus cursos sobre a Filosofia de Jordan Peterson e as Raízes Filosóficas do Globalismo.

Quer dar os primeiros passos na vida intelectual? Entre para o OliverClub.

Gosta de filmes? Assine o Olavete Play por R$ 7 por mês.

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *