fbpx

Cultura

10 passos para combater a cultura da lacração

2 de fevereiro de 2021
10 passos para combater a cultura da lacração
Newsletter

Entre para a lista de emails e receba conteúdos com prioridade

Por Bari Weiss,

1. Lembre-se, agora mesmo, da seguinte verdade: Você é livre.

É verdade que vivemos em uma época que está de cabeça para baixo, em que pressionar o botão “curtir” na coisa errada pode trazer consequências incalculáveis. Mas ceder àqueles que procuram apenas te confinar o prejudica a longo prazo. A perda de si mesmo é a coisa mais significativa que pode ser tirada de você. Não desista por nada.

2. Seja honesto.

Não diga nada sobre você ou outras pessoas que você sabe que é falso. Recuse-se absolutamente a deixar sua mente ser colonizada. A primeira loucura que alguém pede para você acreditar ou professar, recuse. Se você puder, faça isso em voz alta. Há uma boa chance de inspirar outras pessoas a falar também.

3. Atenha-se aos seus princípios.

Se você é uma pessoa decente, sabe que a justiça da máfia nunca é justa. Portanto, nunca se junte a uma multidão. Jamais. Mesmo que você concorde com a multidão. Se você é uma pessoa decente, sabe que trair amigos é errado. Portanto, se um amigo ou colega fizer algo de que você não concorde, escreva uma nota particular. Não seja um delator. Qualquer multidão que vier atrás deles virá atrás de você.

4. Dê o exemplo para seus filhos e sua comunidade.

Isso significa ser corajoso. Eu entendo que é difícil. Muito difícil. Mas em outras épocas e lugares, inclusive em nossa própria nação, as pessoas fizeram sacrifícios muito maiores. (Pense naqueles “mortos de honra” que “deram a última medida completa de devoção”.) Se um número suficiente de pessoas der o salto, alcançaremos algo como imunidade de rebanho. Mergulhe de cabeça nisso.

5. Se você não gosta, deixe de lado.

Uma aula na faculdade, um trabalho, qualquer coisa. Saia e faça suas próprias coisas. Compreendo perfeitamente o impulso de querer mudar as coisas por dentro. E sem dúvida: tente o máximo que puder. Mas se um leopardo estiver devorando uma pessoa ao seu lado, garanto que ele não vai deixar de comer  você caso poste uma foto no Instagram.

6. Torne-se mais autossuficiente.

Se você pode aprender a usar uma furadeira, faça-o. Se você sempre quis uma banheira de hidromassagem solar ao ar livre, faça uma. Aprenda a escaldar um ovo ou atirar com uma arma. Mais importante: coloque na sua cabeça que as plataformas não são neutras. Se você não acredita em mim, olhe para Parler e olhe para Robinhood. Na medida em que você pode construir sua vida para ser autossuficiente e não 100 por cento dependente da Web, é uma coisa boa. Isso fará com que você se sinta competente e poderoso. Qual você é.

7. Adore Deus mais que Yale.

Ou seja, não perca de vista o essencial. O prestígio profissional não é essencial. Ser popular não é essencial. Colocar seu filho em uma pré-escola de elite não é essencial. Fazer a coisa certa é essencial. Dizer a verdade é essencial. Proteger seus filhos é essencial.

8. Faça amigos com interesses semelhantes.

E então defenda-os. Dois bons testes: eles estão dispostos a dizer a verdade mesmo que isso machuque eles próprios? E eles acham que o bom humor nunca deve ser sacrificado, não importa quão sombrias sejam as circunstâncias? Essas pessoas são cada vez mais raras. Quando você os encontrar, atenha-se firmemente a elas.

9. Confie em seus próprios olhos e ouvidos.

Conte com informações em primeira mão de pessoas em quem você confia e não com rodada de informações do dia da mídia. Quando você ouvir alguém fazer generalizações sobre um grupo de pessoas, imagine que estão falando sobre você e reaja de acordo. Se as pessoas insistem em repetir manchetes e lugares comuns, faça com que provem isso com suas próprias palavras.

10. Use seu capital para construir coisas originais, interessantes e produtivas imediatamente. Neste minuto.

Todos os dias ouço falar de pessoas que possuem recursos e com os filhos em escolas particulares que fazem uma lavagem cerebral; pessoas que dirigem empresas onde têm medo de seus próprios funcionários; pessoas que vendem sua alma mesmo quuando isso trai seus princípios. Chega! Você tem a capacidade de construir coisas novas. Se você não tem capital financeiro, tem capital social ou político. Ou a capacidade de suar. O trabalho de nossas vidas é uma Grande Construção. Adiante.

———–

Conheça os meus cursos sobre a Filosofia de Jordan Peterson e as Raízes Filosóficas do Globalismo.

Quer dar os primeiros passos na vida intelectual? Entre para o OliverClub.

Gosta de filmes? Assine o Olavete Play por R$ 7 por mês.

Olá,

o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Replies to “10 passos para combater a cultura da lacração”

Douglas

Fantástico. Como disse Flávio do Senso certa vez, temos que ser o senso incomum.

Natália

Muito bom, André!!! Você vai longe!