E tem início mais uma série do OliverTalk, Os Revolucionários! Uma seleção de intelectuais modernos e fundamentais para o modo de pensar revolucionário, analisados e dissecados com a ajuda do historiador Paul Johnson – na obra Os Intelectuais – e do filósofo Roger Scruton – nas obras Pensadores da Nova Esquerda e Tolos, Fraudes e Militantes.
Por que estamos entregando essa série a vocês? Porque há um sério problema com certos intelectuais modernos , especialmente de esquerda, cujas vidas estão recheadas de erros e contradições e as teorias cheias de furos. Ainda assim, são gurus da esquerda e a inspiração de todos os revolucionários.
Uma verdade geral sobre intelectuais modernos é que eles erraram no centro e acertaram na margem, ao passo que os antigos acertavam no centro e erravam na margem. Isso trouxe consequências terríveis para a história das ideias no Ocidente.
Por fim, antecipamos uma possível objeção aqui: a série não se basearia inteiramente num ataque ad hominem, isto é, num ataque ao caráter dos citados em vez de em seus argumentos? Não, por duas razões: primeiro, a própria lógica teoriza a respeito de um ad hominem permitido e também porque mais que algo meramente no campo do ataque ao homem, o que se aborda na série reside mais no problema da paralaxe cognitiva, ou seja, numa contradição grave e inescapável entre o eixo da teoria e da prática, conforme explica Olavo de Carvalho.
Ouça todos os detalhes no episódio piloto da série.
Olá,
o que você achou deste conteúdo? Conte nos comentários.